A vida é uma viagem sem passaporte. Do nascimento até a morte seus resultados não são fruto da má ou da boa sorte. Em todas as idas e vindas, chegadas e partidas, nada é por acaso, em tudo há uma razão, uma finalidade e uma lógica. Morremos e renascemos todos os dias, cada vez que dormimos e acordamos. E cada vez temos novas oportunidades de compreender melhor a vida, a nós mesmos, e continuarmos esta fascinante viagem.
Dimensões da existência
Alternando alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, sucessos e fracassos, encontros e despedidas, vamos redescobrindo a razão desta viagem que tem roteiro traçado, mas caminhos incertos, novos mundos a serem descobertos, no universo de muitas moradas. Quando Jesus disse a Pilatos que seu reino não era deste mundo, indicou claramente as dimensões infinitas da existência. E isso faz toda a diferença.
Ensinamentos do tempo
Você pode ficar sentado numa cadeira de balanço vendo a vida passar, como banda marchando certo na cadência ou na decadência, ou então levantar, fazer um balanço íntimo e sincero e acertar as contas do livro caixa de sua contabilidade confidencial. Entender que a vida é feita de ciclos, ajuda a aceitar melhor tudo que chega e tudo que se vai, no ensinamento contínuo do tempo que percorre todas as eras e esferas de uma viagem infinita. O único passaporte que a vida nos cobra é o da responsabilidade pelas nossas escolhas, preço que pagamos por termos a capacidade de pensar, e de existir.
Começo e fim
Se tudo começasse e terminasse no plano material, muitas perguntas ficariam sem resposta. Quando compreendermos a verdadeira dimensão da existência e seu caráter imortal, portanto além do plano físico, será mais fácil perceber o que é ilusão, passageiro, efêmero, e o que é verdadeiro, definitivo, no que vale a pena acreditar, aceitar, e pelo que vale a pena viver. Agora e depois.
Contratações temporárias
Levantamento realizado pelo Sindilojas Porto Alegre indicou que 49% dos lojistas da Capital pretendem contratar empregados temporários para o final deste ano. Em média, dois funcionários por empresa devem ser contratados, com foco em vendedores e balconistas. O tempo de permanência dos contratados deve ser de 59 dias. As funções de maior procura são vendedor (66,3%), balconista (23,8%), estoquista (14,9%), empacotador (12,9%) e caixa (11,9%). A maioria das contratações deve ocorrer na primeira quinzena de novembro. 76,2% dos pesquisados responderam que há possibilidade de efetivação dos funcionários após o contrato, e 19,8% responderam que não. Em Santa Maria as contratações temporárias também são costumeiras, mas os números ainda não são conhecidos. O Sindilojas local informou que este levantamento é feito diretamente pela Fecomércio-RS e enviado aos sindicatos filiados, e isto ainda não aconteceu.
IPTU só com benefícios
Muitos municípios brasileiros estão preocupados com a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 84/82, que acaba com a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em áreas sem benefícios urbanísticos mínimos. O texto altera o Código Tributário Nacional. A proposta destaca requisitos como a existência de meio-fio, calçamento e escola próxima. O autor, deputado Kim Kataguiri (União-SP), disse que vem ocorrendo uma espécie de fraude tributária, confundindo muitas vezes uma área urbana com uma rural, cujo imposto, o ITR, cobrado pela União, onera menos o contribuinte. Se o debate tratar também de outros benefícios, como iluminação pública, coleta de lixo, etc. poderá ser ainda mais abrangente. Resta saber que efeitos pode gerar, por exemplo, em Santa Maria. A pergunta já foi encaminhada à prefeitura, mas a resposta ainda não veio.
Fora do ar
A informação de que o WhatsApp vai parar de funcionar em vários celulares em outubro vem causando muita preocupação entre os usuários do sistema. O app se tornou um dos mais baixados no mundo inteiro pela possibilidade de troca de mensagens, áudios, vídeos e documentos. A explicação de que à medida que vão surgindo novos modelos os mais antigos vão parando de receber atualizações pegou muita gente de surpresa. Tá todo mundo consultando a seção de informações de software nas configurações do dispositivo para saber se seu modelo está na lista dos que vão sair do ar. Para ajudar, a lista, segundo o portal “Notícias Concursos” , é esta : Galaxy Note 2, Galaxy S2, Galaxy Nexus, Galaxy Tab 10.1, Nexus 7, One, Desire HD, Sensation, Xoom, Droid Razr, Optimus G Pro, Xperia Z, Xperia S2 e Xperia Arc 3.
Bastidores
- PESQUISA - Nomes do PP para a chapa majoritária visando as eleições do ano que vem só devem ser indicados depois de uma pesquisa que o partido realizará. Não se sabe se a consulta será interna ou aberta aos eleitores em geral. Por enquanto a ideia é ter candidatura própria, mas, como nos demais partidos, ainda tem muitas tratativas pela frente.
- VALE MACHADO - O “Casarão” da Vale Machado nunca foi um lago de águas mansas, principalmente quando se avizinha qualquer processo eleitoral. O mais próximo é a eleição da nova Mesa Diretora da Casa. Tudo certo, dizem alguns. Nem tanto, dizem outros. Episódios recentes estão servindo de argumento para reabrir o debate. A tendência é a confirmação do acordo existente, mas a hipótese de alguma surpresa não é de todo descartada.
- POLARIZAÇÃO - A polarização da política nacional deve ter reflexos nas próximas eleições municipais. A questão é saber em que tamanho. Como as vagas são poucas, e além da polarização existem outros fatores que pesam na escolha do eleitor, tem gente procurando reafirmar seus espaços, e outros tentando encontrar. Política não é uma ciência exata, mas uma visita à história, remota ou recente, pode ajudar.
- POTENCIAL ELEITORAL - Pré-candidatos a vereador já estão sendo procurados por todas as siglas. Como ninguém se elege sozinho, salvo raríssimas exceções, a preocupação é encontrar nomes que tenham chance de fazer acima de 500 votos, para fortalecer a legenda. Na última eleição, por exemplo, a candidata mais votada, Alice Carvalho (PSol), acabou não se elegendo. E a vida continua, nesta e em outras dimensões!